Desempenho Lumínico Natural
A análise de iluminação natural é feita por meio de simulação computacional e o procedimento é descrito pela ABNT NBR 15575:2024. É desenvolvido um relatório técnico contendo as informações e os parâmetros inseridos na simulação bem como os resultados da mesma. Este relatório tem a finalidade de validar o desempenho do empreendimento garantindo que o projeto esteja de acordo com as normas e as exigências técnicas.
É importante ressaltar a obrigatoriedade do Estudo de Desempenho Lumínico Natural e sua importância em processos de obtenção e manutenção de certificações, como o PBQP-H e Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal. O relatório do estudo é frequentemente exigido e verificado em auditorias externas de certificadoras.
Para desenvolvimento do estudo são coletadas informações junto ao cliente sobre projetos e materiais utilizados. É feita uma análise do entorno da implantação do empreendimento para que sejam inseridas eventuais obstruções ou características externas que venham a influenciar o desempenho lumínico natural.
Os resultados de iluminamento gerados na simulação são comparados aos níveis de exigência normativa e determinado o nível geral de desempenho do empreendimento. Se necessário, são sugeridas alterações para atendimento ao mínimo do desempenho requerido pela norma.
São analisadas as diversas tipologias presentes em projeto e ambientes conforme parâmetros normativos. Ao fim do estudo, é entregue um caderno com todas as informações e referências técnicas utilizadas.
Temos a capacidade de emitir um estudo com agilidade, atendendo demandas urgentes e com relação custo-benefício atrativa em comparação ao mercado.
#DesempenhoLumínico #IluminaçãoNatural #NBR15575 #PBQP-H #NormaDeDesempenho #ConfortoLumínico #ConfortoAmbiental #EstudoLumínicoNatural #LaudoLumínico


